Notícias PMDF

Caveirões do Cerrado chegam para o Choque


PM recebe veículos blindados para fazer segurança de grandes eventosNovo equipamento deve ser testado no jogo de Santos e Flamengo e custou R$ 3,2 milhões

O Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal recebeu, nesta sexta-feira (24/5), dois veículos blindados que custaram ao governo do DF R$ 3,2 milhões. O objetivo da aquisição é ter uma ferramenta para auxiliar no controle de manifestações e em grandes eventos, como a Copa da Confederações e a Copa do Mundo. Os primeiros testes do equipamento devem ocorrer no jogo entre Santos e Flamengo neste domingo (26/5), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O canhão dos veículos tem alcance de até 50 metros (Andre Sousa/Agência Brasília)

O canhão dos veículos tem alcance de até 50 metros

Os carros são equipados com três câmeras (uma de 360 graus e infravermelho e duas para o controle do motorista), canhão de água com alcance de 50 metros, limpa-trilhos, ar-condicionado, pintura antichamas, pneus reforçados e espaço para acomodar até 21 pessoas.

Até 21 pessoas podem ser transportadas pelos blindados (Andre Sousa/Agência Brasília)

Até 21 pessoas podem ser transportadas pelos blindados

Esses veículos são geralmente são usados para controlar distúrbios civis, evitando contato físico dos policiais com manifestantes. Os blindados foram apelidados pelo batalhão como Centurion, que remete a ideia de uma força equivalente a 100 homens. Os carros tem a carga de até 33 toneladas, motores com 440 cavalos de força e rodam até 50 km com pneus vazios.

Print Friendly