Tecnologia

PROJETO DE EXOESQUELETO PARA BOMBEIRO


Bombeiro Exoesqueleto para o Resgate

O peso médio do equipamento levado por um bombeiro é de cerca de 50 quilos, e pode chegar até a 75, 100 ou até 125 para emergências, como incêndios ou salvamentos aquáticos. Agora imagine tentar subir 20 lances de escada ou levar alguém para a segurança em cima de tudo isso.

Um designer industrial em Melboune, na Austrália, está propondo uma solução hi-tech para ajudar as equipes de resgate em tais cenários. O AFA (Advanced Firefighting Apparatus) destina-se a complementar a performance muscular e ajudar os bombeiros a controlar todo o peso extra, sem impedir a liberdade de movimento.

Salva-Vidas inteligentes para Bombeiros

O (Aparelho avançado de combate a incêndios) exoesqueleto AFA, é um projeto de design de mestrado de Ken Chen , um estudante de pós-graduação na Universidade de Monash , em Melbourne. Embora não haja um protótipo de trabalho como este ainda, o conceito AFA baseia-se nos exoesqueletos de sistemas militares e industriais existentes.

Na sua concepção atual, a AFA pesa cerca de 50 quilos, mas pode ajudar um bombeiro carregar o peso adicional de até 200 quilos. O exoesqueleto é projetado para encaixar sobre o topo de materiais de bombeiros padrão e está equipado com juntas de desbloqueio de emergência – um puxão e o exoesqueleto desmonta-se e cai automaticamente.

Incêndio em Xangai - 2010

Incêndio em Xangai – 2010

Chen contou ao Discovery News que ele se inspirou para projetar o sistema depois de ler sobre o um incêndio em Shanghai, em 2010, que matou 58 pessoas em apartamentos de um edifício alto.

“Em minha pesquisa, descobri que arranha-céus podem conter milhares de pessoas bem acima do alcance dos dispositivos aéreos do corpo de bombeiros, e uma vez que o fogo está acima do alcance operacional de escadas ou plataformas elevatórias, a chance de resgatar vítimas é quase zero “, disse Chen. “Isso significa que a única forma viável de resgate para os bombeiros é a escada. Eu queria utilizar uma tecnologia existente ou num futuro próximo para aumentar a capacidades de transporte dos bombeiros. ”

Combate a incêndios Robot prepara para percorrer Chamas

O projeto de Chen inclui também, uma arma de mãos-livres de água montado no antebraço e uma miniatura de “garras da vida”, uma unidade de serviço pesado modelo “salvador”. Os exoesqueletos seriam alimentado por baterias de polímero de lítio com um tempo de operação contínua de duas horas.

“De acordo com minha pesquisa, não há outros conceitos de combate a incêndios exoesqueleto em desenvolvimento – Eu tenho a inspiração de exoesqueletos militares projetadas pelo Exército dos EUA”, disse Chen.

“Além disso, alguns filmes de ficção científica.”

 

Veja as imagens do projeto:

Exoesqueleto bombeiro 12

Exoesqueleto bombeiro 11

Exoesqueleto bombeiro 10

Exoesqueleto bombeiro 9

Exoesqueleto bombeiro 8

Exoesqueleto bombeiro 7

Exoesqueleto bombeiro 6

 

Exoesqueleto bombeiro 5

Exoesqueleto bombeiro 4

Exoesqueleto bombeiro 3

Exoesqueleto bombeiro 2

Exoesqueleto bombeiro

 

 

Fonte: Discovery

Print Friendly